A Censura voltou? Música que critica Dória e Alckmin é censurada na tv

April 19, 2017

Salve galera, tudo bem ai?

 

Hoje nós vamos falar de uma coisa muito séria que aconteceu na madrugada do dia 12/04.

O programa Cultura Livre exibido pela TV Cultura e no canal do youtube da emissora convidou a banda Aláfia para uma apresentação. Durante o repertório apresentado a banda executou a música: Liga Nas de Cem.

O refrão da canção tinha o seguinte verso:

"Liga nas de cem que trinca

Nas pedra que brilha

Na noite que finca a garra

SP é fio de navalha

O pior do ruim

Dória, Alckmin

Não encosta em mim, Playboy

Eu sei que tu que o meu fim"

 

A música fala sobre desigualdade social, segregação social e racial existente na cidade de São Paulo e também faz referência a história dos negros no Brasil.

A apresentadora do programa Roberta Martinelli afirmou que a música foi censurada no programa. A emissora retirou do seu canal do Youtube os dois vídeos do episódio.

 

"Muita gente está me escrevendo para saber o que aconteceu com a banda Aláfia no 'Cultura Livre'. A música 'Liga Nas de Cem" foi editada (sem meu conhecimento) na parte que criticava o prefeito e o governador de São Paulo" Comentou a apresentadora em sua rede social nesta terça (18).

 

"Eu criei o programa em 2009 e sempre lutei pela liberdade na curadoria e para os artistas" escreveu Martinelli "Jamais censuraria qualquer tipo de posicionamento político, editaria ou tiraria vídeos do ar por motivo de livre manifestação. Não aprovo tal prática. Não existe semi liberdade. Eu sempre defendi e defenderei a cultura livre."

 

A banda já tinha alertado nas redes sociais que a censura tinha ocorrido.

A emissora ainda não se manifestou sobre o ocorrido. A TV Cultura é administrada pela Fundação Padre Anchieta, ligada ao estado de São Paulo.

 

Depois desse imbróglio fica a dúvida:
Será que a censura famosa nos tempos de ditadura está de volta para assombrar os artistas?

Para conferir a música censurada clique na imagem ou aqui.

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload