Travessia: "Não existia na música brasileira nada parecido"

May 20, 2019

 

Fala galera, tudo bem com vocês?

Eu espero que sim.

Hoje vamos falar sobre Travessia de Milton Nascimento.

 

Se a música brasileira fosse um livro, com certeza “travessia” teria um capítulo próprio, não só por sua beleza ímpar, mas também por seu valor histórico.

Foi a canção que consagrou Milton Nascimento no cancioneiro brasileiro. Apesar de Milton já frequentar as rádios e palcos um ano antes da canção ser composta, quando Elis Regina gravou pela primeira vez “canção do sal”.

 

Travessia ficou em segundo lugar no II Festival Internacional da Canção, em 1967, realizado no Maracanãzinho. Perdendo apenas para Margarida (Guttemberg Guarabyra) e ficando a frente de Chico Buarque e Vinicius de Moraes, compositores já consagrados na época.

Uma curiosidade muito interessante é que Milton não sabia que a música tinha sido inscrita no festival, na verdade, Bituca era avesso aos festivais, ele não gostava do clima de competição que pairava sobre aquele ambiente, então coube a Agostinho dos Santos inscrever a canção junto com outras duas: “Maria, minha fé” e “Morro Velho”, sem que o cantor e compositor soubesse.

 

É maluco pensar que a canção que abriu as portas para Milton e posteriormente para toda a turma do Clube da Esquina, poderia simplesmente nunca ter uma repercussão nacional, caso Agostinho não a tivesse inscrito nesse festival. Fico angustiado só de pensar.

Isso sem pensar na importância estética da canção, em depoimento, o músico Lô Borges relembrou o impacto da música na época: “Não existia na música brasileira nada parecido, no vasto cancioneiro brasileiro, não existia algo como Travessia. Não era bossa-nova, não era samba-canção, era uma canção super original, sem precedentes, de um cara chamado Milton Nascimento."

Agora fazendo um pensando inverso; quantas “Travessias” ou “Miltons” nós não conhecemos porque a música brasileira de qualidade não tem o incentivo necessário? É muito sinistro refletir sobre.

Pensando nisso a Discoteca Store lançou a camiseta Travessia, para que nosso amor pela boa música e pela nossa história não caia no esquecimento

 


Para adquirir, clique na imagem ou aqui.

Não se esqueça de comentar e compartilhar com os amigos.

 

Um beijo e até a próxima

Tchau!

Please reload

Posts Recentes
Please reload