10 Curiosidades sobre Chico Buarque

June 19, 2017

Salve meus amigos músicos e não músicos

 

Tudo certo ai com vocês? Eu espero que sim

 

Hoje é dia de 19 de Junho, aparentemente mais um dia comum entre os 300 e tantos dias do ano, mas quem é fã de música brasileira sabe que hoje é aniversário do grande Chico Buarque.

E como nós não podemos deixar passar em branco essa data sem fazer uma homenagem ao grande Chico (Chicão para os mais intimos rsrs).

Por isso vamos listar 10 curiosidades sobre esse mito vivo do país.

 

Bora!...

 

 

  1. A música “Meu Caro Amigo” foi feito para o teatrólogo Augusto Boal. O Brasil vivia o regime da ditadura militar, muitos artistas estavam em exílio. Augusto Boal morando em Portugal queria saber como andavam as coisas em nossas terras tupiniquins, Chico resolveu atender o pedido juntamente com Francis Hime e enviou a carta para Lisboa através da mãe do próprio Augusto. A Carta foi entregue para Boal em um almoço onde estavam presentes outros amigos também exilados, entre eles Darcy Ribeiro e Paulo Freire.
     

  2. A primeira incursão de Chico ao teatro foi escrevendo a peça Roda Viva (1967). É considerada uma das peças mais importantes do teatro brasileiro na década de 60.
     

  3. A peça virou um símbolos de resistência à ditadura tanto que, um grupo de pessoas do CCC (Comando de Caças aos Comunistas) invadiram o Teatro Ruth Escobar em São Paulo, espancaram os artistas do elenco e depredaram o cenário. Depois disso a peça foi para Porto Alegre, sofrendo novo atentado o que culminou com o fim do espetáculo.
     

  4. Em 2016, Chico enviou um comunicado extrajudicial para a emissora TV Cultura para retirada da sua música Roda Viva de uns dos programas de entrevistas mais antigos da tv brasileira “Roda VIva. O pedido surgiu depois de um edição onde o atual presidente da república Michel Temer foi entrevistado, em nota o cantor deu a entender que o programa seria “Chapa Branca” (termo usado quando você quer aliviar o lado de alguém).
     

  5. Chico ganhou 3 vezes o prémio Jabuti, o mais importante prémio literário do Brasil.
     

  6. “Leite Derramado” foi eleito o livro do ano de ficção em 2000.
     

  7. As músicas de Chico mais regravadas são: “Anos Dourados”, “Retrato em Branco e Preto” e “Gente Humilde”.
     

  8. Existe um boato que a música “Jorge Maravilha” foi feita para o ex-presidente da república Geisel (durante a ditadura), Chico nega e diz que teve a inspiração para a música quando foi detido por agentes do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), o cantor relata que quando estava no elevador um soldado pediu um autógrafo para entregar a filha.
     

  9. As autoridades da ditadura interpretaram a música “Apesar de Você” seria uma mensagem endereçada ao então ministro da justiça Armando Falcão (durante o governo Geisel), a música foi censurada e a partir de então todas as letras de músicas assinadas por Chico ganhavam o carimbo de “interditada” pelo Serviço de Censura de Diversões Públicas. Para escapar das limitações, especialmente após as proibições impostas ao álbum "Calabar", Chico Buarque criou o heterônimo Julinho da Adelaide. A estratégia funcionou, e músicas como "Acorda amor", "Milagre brasileiro" e "Jorge Maravilha".
     

  10. Chico quando jovem disse que seu sonho era cantar como João Gilberto, fazer música como Tom Jobim e letra como Vinicius de Moraes.

 

Gostaram das curiosidades? achou que ficou alguma muito boa de fora? deixem ai nos comentários uma curiosidade muito boa do Chico.

Um beijo e até a próxima.

Tchau

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload