Curiosidades sobre João Gilberto

December 24, 2018

 

Fala galera,

 

Tudo bem com vocês? Eu espero que sim.

 

Antes de mais nada, feliz natal!

 

Na conversa de hoje, vamos falar sobre um personagem conhecido por dividir a história da Música Popular Brasileira em antes e depois dele, João Gilberto.

Mas não vamos falar sobre seus feitos musicais e sim listar algumas curiosidades sobre sua excentricidade.

 

Preparados? Bora!

 

  1. João era conhecido pelos amigos como: Zé Maconha. Em tempos de “vacas magras” ele cultivava a erva na casa de um amigo, a esposa deste era a encarregada de regar a planta, ela não sabia do que se tratava.

  2. Em 1962, João deu um “piti” antes de começar seu show no Carningie Hall, o violonista disse que não faria o show se o vinco de sua calça não estivesse paralelo a costura lateral, Dora Vasconcelos que era cônsul-geral do Brasil nos EUA, na ocasião, foi a encarregada de arrumar o vinco enquanto João esperava de cueca no camarim.

  3. Algumas pessoas afirmam que o cantor tem fobia social, um dos episódios mais emblemáticos causado por essa fobia aconteceu com a cantora Elba Ramalho. Elba entrou em contato com João, pois queria vê-lo, o mesmo perguntou se ela tinha um baralho e pediu que levasse, quando a cantora chegou no apartamento de João, o músico pediu para que ela passasse o baralho por baixo da porta e não a recebeu.

  4. O violonista tinha um fascínio pelo banheiro, mais precisamente pela acústica do local. Existem relatos que a levada de bossa nova foi criada por João no banheiro de sua irmã, em Diamantina.

  5. Em 1963, enquanto gravava “Samba de uma Nota Só”, com Stan Getz, João, irritado, pediu para Tom Jobim: “Diga para esse gringo que ele é burro”. Jobim repassou a mensagem da seguinte forma: “Stan, o João está dizendo que o sonho dele sempre foi gravar com você”. Getz respondeu: “Engraçado, pelo tom de voz, não parece que é isto o que ele está dizendo”.

  6. Ele fazia vários testes para saber o quão baixo poderia cantar e ainda ser ouvido, ele deixava a porta do apartamento aberta e pedia para alguém ficar no outro extremo do corredor ouvindo ele cantar “O Pato”. Isso irritava muito a galera.

  7. João era conhecido por ser uma pessoa muito “ensaboado”, ou como se diz hoje em dia “liso” (pessoa boa de lábia). Ele se aproveitou dessa habilidade para dividir apartamento com vários amigos, sem dividir as despesas e ajudar na limpeza.

 

Bom galera, essas foram algumas curiosidades sobre a excentricidade do mito João Gilberto, ficou alguma de fora? Diga aí nos comentários.

Não se esqueça de compartilhar a boa música brasileira com seus amigos, nos seguir nas redes e curtir.

Uma beijo e até a próxima,

tchau!

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload