Juntos e Shallow Now: 7 músicas para mostrar que Paula Fernandes esta errada

May 23, 2019

 

Fala galera,

Tudo bem com vocês? Eu espero que sim!
(Se quiserem ver essa matéria em vídeo no nosso canal, clique na imagem ou aqui)


Nesta semana tivemos o desprazer do lançamento da nova música de Paula Fernandes com Luan Santana - Juntos, uma adaptação para português de um dueto da Lady Gaga com Bradley Cooper (A música foi tema do filme: Nasce uma Estrela).

 

A versão portuguesa da canção gerou polêmica, pois na adaptação do refrão fizeram a última frase metade em português, metade em inglês; “juntos e shallow now”, que traduzido seria “juntos e agora rasos”. Além da frase por si só não fazer sentido algum, essa adaptação alterou todo o sentido da música em inglês, que narra um amor profundo, não raso.

Como se já não bastasse tanta baboseira, Paula Fernandes veio a público para explicar a gafe (se é que tem explicação), entre um emaranhado de explicações sem sentido nenhum (conversa pra boi dormir) ela justificou dizendo que a língua portuguesa não é muito melódica, deixando a situação mais constrangedora ainda.

 

Mas como no Brasil “uma mentira contada mil vezes se torna verdade”, vamos cuidar de desmenti-la nesse publicação, listando 7 músicas com melodias incríveis em português. Foi muito difícil escolher apenas 7, mas vamos lá!

 

Amado - Vanessa Da Mata
Gilberto Gil uma certa vez disse que Amado é a canção mais bela dos anos 2000. Se ele disse, quem sou eu pra contrariar, né?

 

Futuros Amantes - Chico Buarque

Escafandristas: Mergulhador que usa escafandro.
Já que estamos falando sobre amores profundos (ou rasos), só uma gênio consegue rimar essa palavra, seu significado casar exatamente com a mensagem da música e uma melodia lindíssima, tinha que ser o Chico.

 

Treze de Dezembro - Luiz Gonzaga/Zé Dantas

Canção em homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga, a melodia é tão bonita que na maioria das vezes é apresentada em versão instrumental, quando adicionada a letra, fica ainda mais linda.

 

Influência do Jazz - Carlos Lyra

Carlos Lyra já previu décadas antes a influência da música norte americana na nossa. Falta de conhecimento da nossa música é a única coisa que justifica esse infeliz comentário da Paula Fernandes. Com uma bela letra e melodia, Lyra prova como o português é sim melódico.

 

Travessia - Milton Nascimento

Já fiz uma matéria aqui no site sobre essa canção e como ela mudou os rumos da música brasileira. Aproveitando, não se esqueça que a Discoteca Store lançou a camiseta “Travessia”, e se você é leitor do nosso site, tem cupom de desconto, é só clicar na imagem ou aqui.
 

 



Depois - Dani Gurgel e Tatiana Parra

Já que estamos falando de duetos. Esse é um dueto incrível, no final da música elas fazem um contraponto com melodias tão bonitas e uma execução tão colada, que é difícil saber quem está fazendo o que. É uma obra prima.

 

Samba de uma nota só - Tom Jobim

Para não ficar mais dúvidas, vamos dar: duas notas, uma escala e o português, para Jobim fazer uma música, veja o resultado.

 

Bom galera, eu poderia ficar aqui o dia todo listando músicas em português lindíssimas, mas preciso ir.


Comentem ai qual música ficou de fora e compartilhem com seus amigos.

 

Um beijo e até próxima

tchau!

Please reload

Posts Recentes
Please reload