5 Linhas de baixo para dar inveja

June 13, 2017

 

Fala meus heróis músicos.

 

Tudo bem com vocês? Eu espero que sim

 

Como todos já sabem (eu espero que saibam) eu sou um baixista e para ninguém se queixar que eu falo pouco sobre nesse site, hoje eu resolvi trazer uma lista com 5 linhas de baixo de me dar inveja.

 

Então sem mais delongas, vamos a lista (para ouvir as músicas é só clicar nas imagens)

 

 

Música: As Long As It's You

Artista/Banda: Incognito
Disco: Eleven

 

Se você me pedir para te mostrar uma linha de baixo perfeita (ou o mais perto da perfeição) eu sem dúvida lhe mostraria esta. O responsável por essa maravilha é o baixista Francis Hylton. Claro que essa linda balada e esse arranjo já são meio caminho andado, mas esse fraseado cheio de cromatismo tocado usando o polegar e as cordas um pouco abafadas é simplesmente sensacional.

 

 

Música: Samba em Paris
Artista/Banda: Victor Marcellus

Disco: Victor Marcellus

 

Sizão Machado sem dúvida é um mito vivo, se você é músico brasileiro e não o conhece aconselho que procure saber, se você é baixista e não conhece a obra do Sizão FECHE AGORA ESSE POST E VÁ CONHECER. Eu poderia escolher centenas de linhas do mesmo para colocar nesse post, mas resolvi escolher essa porque está ao vivo em estúdio porém, está sem mixagem e da pra ver a parada nua e crua, sem emendas, com os erros e tudo mais. Mesmo assim, esse mestre nos da uma aula de música brasileira nessa linha de baixo.

 

 

Música: Baby

Artista/Banda: Dirty Loops
Disco: Loopified

 

Técnicas e notas jogadas na sua cara de uma forma musical. Henrik Linder é a evolução dos showman's, muita nota, todas limpinhas, todas com total sentido e o solo dessa música é foda demais.

 

 

Música: Everyday I have the Blues

Artista/Banda: John Mayer

Disco: Where the Light is (Live in LA)

 

Meu sonho é articular as notas tão bem quanto o Pino Palladino. Meu professor sempre me dizia: "presta atenção no som que está saindo do seu instrumento". Repare no som que sai do instrumento do Palladino nesse som, mesmo sendo uma levada toda estruturada em semínimas fixas em uma nota, a articulação e o som do instrumento são fascinantes.

 

 

 

Música: Every Time We Say Goodbye
Artista/Banda: Roy Hargrove Big Band
Disco: Emergence

 

Eu acho foda, MUITO FODA MESMO, quando a música está saindo de "two feel" para "walking" e o baixo fica no meio do caminho, todos os instrumentos ficam no controle do baixista, todos ficam esperando para ver o baixista vai para "walking" ou "two feel". Essa linha de baixo brinca bastante com isso e fica do C*&%*#O! O responsável por essa linha é Danton Boller.

 

Bom galera, essas foram as 5 linhas de baixo que me fazem ter uma inveja boa, muito boa de não ter feito.

 

Vocês gostaram da brincadeira? posso fazer outros instrumentos?

 

Respondam nos comentários e não se esquece de me seguir nas redes sociais e se inscrever no nosso canal do youtube.

 

Um beijo e até a próxima

 

Tchau!

 

Please reload

Posts Recentes
Please reload